Promotor
Universidade de Coimbra - Teatro Académico de Gil Vicente
Sinopse
Se uma imagem vale mil palavras, uma música vale mil imagens. Inspirado pelo poder da música como experiência sensorial e emocional, o compositor e etnomusicólogo Hélder Bruno apresenta Ether Sculptures, um concerto imersivo onde cada composição é uma escultura esculpida no éter — invisível, mas audível e sensível. Nesta performance, Hélder Bruno explora conceitos de identidade narrativa, musicalidade e musicking, transportando-nos para um universo onde a música torna-se matéria invisível, moldando emoções e paisagens sonoras. O espetáculo insere-se na tradição da música programática, guiando o público através de títulos evocativos que sugerem imagens e histórias sonoras únicas. O concerto contará com a participação especial de Surma, Angela Bismarck, Iuri Oliveira e João Silva (a Jigsaw), juntando diferentes linguagens musicais numa experiência singular.
Ficha Artística
Com Hélder Bruno, Surma, Angela Bismarck, Iuri Oliveira, João Silva (a Jigsaw)
Produção Blue House
Horário de Funcionamento
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 - 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Informações Adicionais
Éter – na filosofia e na mitologia, o quinto elemento, a substância que permeia tudo. Na música de Hélder Bruno, um espaço etéreo onde o som se torna forma e a escuta se transforma em visão.
Hélder Bruno (Coimbra, 1976) compositor, pianista e etnomusicólogo. A sua música respira entre a delicadeza e a intensidade, entre a quietude e a ondulação de emoções profundas. Inspirado pela música erudita ocidental, pelo jazz e pelas linguagens contemporâneas, traça um percurso singular onde cada composição é um espaço de encontro entre o passado e o porvir. Editou dois álbuns de originais: A Presença, Serena e Terna(2018) e Under a Water Sky (2022). O primeiro, uma suite de doze peças para piano, voz e quarteto de cordas, revela um universo de sensibilidade e contemplação. O segundo, apresentado, entre outros locais, no Teatro Académico de Gil Vicente, expande esta identidade sonora, contando com a colaboração de artistas como Maria João, Sérgio Carolino, O Gajo e Marito Marques. Em 2023, Under a Water Sky foi distinguido nos International Portuguese Music Awards (IPMA 2023, EUA), onde venceu na categoria Best World Music Performance com o tema Island.
Hélder Bruno iniciou os seus estudos no Conservatório de Música de Coimbra e aprofundou o seu percurso na Escola de Jazz do Porto, cruzando fronteiras entre a música clássica, o jazz e a improvisação. Ao longo da sua carreira, colaborou com diversos projetos, através da orquestração de peças e da criação de bandas sonoras para dança, teatro e cinema. Foi pianista em múltiplas formações, além de ter participado em registos discográficos de outros artistas. Nos palcos, seja a solo ou acompanhado por formações de câmara, os seus concertos desenham atmosferas imersivas, onde a música se expande para além do som e se torna experiência. Para além da sua atividade artística, é professor adjunto convidado da ESEC/IPC e docente na STATUS - escola profissional da Lousã. É consultor e investigador com trabalhos publicados, dos quais se destacam os livros Jazz em Portugal (1920-1956) (Almedina, 2006) e “É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos” José Duarte (1938-2023) (edições Cordel D’Prata, 2024).
Preços
Descontos
- Alliance Francaise
- Comunidade UC
- Estudante
- Grupo = ou > 10 pax
- Maiores de 65 anos
- Menores de 25 anos
- O.A. Região Norte
- O.E. Região Centro
- Profissional da Cultura
- Serviços Sociais CGD