Promotor
Universidade de Coimbra // Teatro Académico de Gil Vicente
Sinopse
Sentaro gere uma pequena pastelaria de dorayakis – uma especialidade japonesa que consiste em duas panquecas recheadas com doce de feijão (“an”, no original). Quando Tokue, uma senhora com cerca de 70 anos, se oferece para trabalhar na pastelaria de Sentaro, ele aceita com relutância. No entanto, Tokue rapidamente prova que a sua receita de “an” é mágica. Graças à sua receita secreta, o negócio de Sentaro floresce rapidamente. Com o tempo, Sentaro e Tokue abrem os seus corações, e desenvolvem uma relação de amizade que vai revelando também algumas feridas do passado.
Ficha Artística
Com Masatoshi Nagase, Kirin Kiki, Miyoko Asada, Etsuko Ichihara, Miki Mizuno, Kyara Uchida
Japão, 2015
Data de estreia 28-07-2016
Parceria Leopardo Filmes
Informações Adicionais
“A arte da gastronomia não se aprende verdadeiramente senão na intimidade partilhada pelos corpos sobre os fogões, nos murmúrios sibilinos, e nos encontros que alimentam o coração.”
Le Monde
“Todas as cenas na pastelaria entre as três personagens são belíssimas, cativantes e emocionantes. A sobriedade da cineasta é saborosa.”
Le Nouvel Observateur
“Esta elegância do filme opõe-se à brutalidade da sociedade que retrata Naomi Kawase. A cineasta conta-nos a violência surda deste mundo delicado.”
Positif
“Retomando os temas que lhe são caros – a natureza e a partilha -, a cineasta japonesa Naomi Kawase, após o notável ‘A Quietude da água’ (2014), propõe-nos uma delicada crónica em torno de três Robinsons, três náufragos da vida nas suas ilhas urbanas.”
Paris Match
“Estas ‘delícias” deixam-se apreciar sem desprazer.”
Cahiers du Cinéma
“O novo filme da autoria de ‘Shara’ retrata muito bem o Japão contemporâneo e a transmissão do saber e do gosto. Um belo gesto.»
Les Inrockuptibles
“Filmado e interpretado de forma belíssima, o filme ganha um derradeiro sentido de esperança ao confrontar tristeza e sofrimento com compaixão.”
The New York Times
“Kawase recompensa o público com um pico de sensibilidade eficazmente capaz de emocionar.”
Variety
“O filme mantém os pontos fortes da obra de Kawase: a belíssima fotografia, o trabalho de excelência com os actores, e uma atmosfera muito particular.”
Indiewire
“Os fãs de Naomi Kawase irão receber ‘Uma Pastelaria em Tóquio’ de braços abertos, apreciando o seu ritmo lento, a sua poesia contemplativa e a sua noção de que uma das chaves para a felicidade, ou pelo menos para a alegria na vida, é uma comunhão total entre o homem e a natureza.”
Screen International
“Um conto maravilhoso sobre o qual se manifesta a sensibilidade poética desta cineasta única.”
El Mundo
Festival de Cannes – Un Certain Regard
Festival de Toronto – Seleção Oficial
Mostra Internacional de São Paulo - Prémio do Público para Melhor Ficção Internacional
Semana Internacional de Cine de Valladolid – Melhor Realizador
Asia Pacific Screen Awards – Melhor Atriz