Promotor
Universidade de Coimbra - Teatro Académico de Gil Vicente
Sinopse
Convidando artistas-mulheres de vários continentes a participar num processo coletivo, TRISTE IN ENGLISH FROM SPANISH enfrenta as profundas relações entre a opressão das mulheres, a exploração do planeta e a manutenção de clivagens raciais e sociais. Queremos sublimar a tristeza do confronto com o que está mal no mundo e chegar a uma criação que nos guie através de uma digestão emocional necessária e urgente. O trabalho explora a noção de vivência e sobrevivência sustentável no choque e luta contra uma vivência insustentável. Se a tudo o que é vivo se atribui um prazo de validade, pegar em coisas fora do prazo é um ato de fé, que vai desde comer um iogurte expirado, confiando que este não nos vai fazer mal, a usar e reutilizar objetos, arranjando maneira de trabalhar com eles.
Como se apresenta e representa o corpo dentro de uma dramaturgia criada com a palavra escrita, a imagem filmada, a música, a arte? Qual é a vivência do corpo da mulher atravessado pelos anos e por prazos de validade? Qual é a vivência sustentável desse corpo?
Sónia Baptista
Produção
Produção AADK
Coprodução Culturgest
Projecto financiado por República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes
Ficha Artística
Concepção, direção artística, escrita, interpretação Sónia Baptista
Cocriação, interpretação Márcia Lança, Carolina Campos, Joana Levi, Cleo Tavares, Paula Sá Nogueira, Ana Libório
Espaço cénico Raquel Melgue, Frame
Desenho de luz Daniel Worm
Música Raw Forest, Bleid, Sonja
Filme Super 8 Aya Koretzky
Vídeo Héloise Màrechal
Figurino Lara Torres
Retratos Ana Vidigal, Anne-Sophie Tschiegg
Consultora boxing project Stephanie Spindler
Consultoras científicas Liliana Coutinho, Maria Sequeira Mendes
Design e manufactura de livro Raquel Melgue, Lara Boticário
Escritoras Marília Garcia, Carla Diacov, Júlia de Carvalho Hansen, Angélica Freitas, Nina Rizzi, Adelaide Ivanova, Erika Zingano, Ingrid Carrafa, Virna Teixeira, Francine Jallegas, Rita Isadora Pessoa, Júlia Rocha
Assistência técnica Isidro Paiva
Assistência dramaturgia Patricia Azevedo Silva
Notas Suplementares
Nova criação de Sónia Baptista
Informações Adicionais
Performance integrada no Laboratório sobre o Corpo Nu.
Sónia Baptista, como intérprete e co-criadora, colaborou com vários artistas, entre eles Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero e Thomas Lehmann.
Em 2001 foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por HAIKUS (o seu primeiro trabalho), uma série de pequenos solos que tiveram estreia oficial no Festival Danças da Cidade em 2002. Nesse mesmo ano foi bolseira do Centro Nacional de Cultura.
Em 2003 criou o díptico a solo ICEBOX FLY. WINTER KICK (Festival A8). Em 2006 criou SUBWOOFER, uma extravagante performance vídeo-musical com estreia no Festival Alkantara. O seu último trabalho VICE-ROYALE. VAIN-ROYALE. VILE-ROYALE estreou em Fevereiro 2009 na Culturgest em Lisboa.
Tem continuado a criar peças curtas e a desenvolver inúmeros e variados projectos. O seu trabalho tem sido apresentado em vários Festivais e Teatros em Portugal, França, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Bélgica, Croácia, Áustria, Espanha, Itália, Reino Unido, Rússia, Tunísia e Brasil.