Promotor
Universidade de Coimbra - Teatro Académico de Gil Vicente
Sinopse
Depois de um jantar de cerimónia, um grupo de respeitáveis burgueses fica retido em casa de um deles. Por uma razão qualquer, só os criados conseguem atravessar a porta da sala de jantar. Depressa se resignam ao enclausuramento e, pouco a pouco, vão-se submetendo a uma promiscuidade completamente estranha aos seus hábitos. O ambiente deteriora-se e a selvajaria aparece. Quando finalmente se libertam, vão a uma missa para agradecerem a Deus. Mas no fim da missa, o padre não consegue atravessar o limiar da sacristia.
Ficha Artística
Com Silvia Pinal, Enrique Rambal, Jacqueline Andere, Enrique Rambal, Jacqueline Andere, José Baviera, Augusto Benedicto, Luis Beristáin, Antonio Bravo, Claudio Brook
Origem México 1962
Notas Suplementares
Cópia digital restaurada
Realizador
Luis Buñuel
Informações Adicionais
Luis Buñuel (1900), cineasta e escritor, foi considerado o primeiro a realizar um filme inteiramente surrealista, escrito e realizado em conjunto com o pintor Salvador Dalí, e que seria o seu primeiro filme. Mas antes de experimentar o trabalho de realização, já tinha pisado os terrenos do cinema quando, no início dos anos 20, trabalha em Paris como assistente do realizador Jean Epstein. Segundo Octavio Paz, o trabalho de Buñuel é o casamento entre a imagem fílmica e a imagem poética, criando uma nova realidade escandalosa e subversiva.